A Complexidade do Desenvolvimento

Compartilhe nas Redes Sociais e WhatsApp

A complexidade do desenvolvimento

Valeska Magierek

O processo de desenvolvimento envolve crescimento, progresso e adiantamento. Desenvolver-se é tornar-se maior, mais forte, crescer.

A criança, mesmo antes de nascer passa por um turbilhão de transformações importantes e necessárias para sua própria vida.Fatores biológicos e ambientais determinam todo esse processo. A eles junta-se o tempo.

O tempo é um elemento fundamental em todas as fases de uma pessoa: do nascer ao morrer. Desenvolver-se e crescer depende de tempo.

O período gestacional é a preparação de uma vida nova, literalmente em construção. Suas etapas compreendem muito mais que uma combinação celular. É o momento crucial para a definição do ser biológico.

A interação mãe-bebê consagra o desenvolvimento do novo ser: o afeto é capaz de ultrapassar as barreiras biológicas e proporcionar à criança condições melhores de vida.

Ao nascimento, a criança está exposta a novas experiências que também contribuirão para seu crescimento e desenvolvimento. A interação com o meio fará conexões neurais importantes que determinarão o futuro de todos nós.

As passagens de uma fase de desenvolvimento para outra, infância-adolescência-vida adulta-velhice, são co-dependentes. Por isso a importância de se cuidar de cada uma delas, de acordo com suas peculiaridades e necessidades.

Se refletirmos sobre a complexidade do desenvolvimento perceberemos quão inatingível é a compreensão total do processo, uma vez que tantas interações transformam o mesmo em, praticamente, num milagre.

Se nascer é o grande espetáculo da natureza, crescer, desenvolver-se e viver é a coroação máxima da própria vida.