ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Compartilhe nas Redes Sociais e WhatsApp

O que é Orientação Profissional?

A Orientação Profissional é um processo de ajuda, de caráter mediador e cooperativo, entre um profissional preparado teórica e tecnicamente e um sujeito ou grupo de sujeitos, que necessite de auxílio quanto à elaboração e consecução do seu projeto de vida profissional (autoconhecimento, interesses, conhecimento das profissões e do mercado de trabalho, valores e aspirações).

Qual a importância da Orientação Profissional?

Escolher uma profissão implica numa compreensão complexa a respeito de quem somos e de quais atividades profissionais condizem com nossa personalidade. Às vezes, o jovem pode se sentir inseguro, angustiado ou confuso em relação a quem ele é e o que deseja para seu futuro. Receber a ajuda profissional de um Orientador Profissional permitirá ao jovem se conhecer, identificar suas habilidades e interesses, identificar fatores que estejam interferindo na sua escolha e, assim, realizar uma escolha de forma mais segura e assertiva.

Quais são os objetivos?

  • Favorecer o autoconhecimento, colaborando para a superação dos conflitos psíquicos presentes no processo de escolha profissional;
  • Possibilitar o conhecimento e a reflexão acerca da realidade educativa e socioprofissional;
  • Facilitar a construção ou reconstrução dos projetos profissionais e de vida;
  • Auxiliar os estudantes na aprendizagem do processo de decisão, mobilizando-os para uma escolha profissional autônoma;

Como funciona o processo de “Orientação Profissional”?

São utilizadas técnicas diversificadas com o objetivo de buscar o autoconhecimento necessário para a escolha adequada. Propomos um processo de orientação profissional que permita o empoderamento do jovem na concretização de uma escolha profissional orientada em direção à realização e à felicidade.

No Centro AMA, o processo de Orientação não é centrado somente em testes. Embora úteis, procuramos ampliar a compreensão do jovem, utilizando técnicas modernas, validadas e diversificadas como: entrevista inicial com o estudante e/ou com os pais; testes psicológicos; textos sobre escolha profissional; exercícios e atividades para facilitar o autoconhecimento, identificação dos valores; pesquisa de campo sobre as profissões; e, ao final do processo, entrevista de devolutiva ao jovem e/ou à família.

O processo pode ocorrer de forma individual ou em grupo. Os dias e horários são previamente acordados com o jovem, de acordo com sua disponibilidade. Na modalidade individual são 10 encontros de 50 minutos, no decorrer de 2 meses. Já na modalidade em grupo são 10 encontros de 1 hora e 40 minutos, com 6 a 12 participantes, no decorrer de 3 meses.

Quais os principais resultados ao fazer a Orientação Profissional?

A ajuda profissional permite maior segurança diante de uma fase que é comum dúvidas diante de tantas opções. Ao final do processo de Orientação, o jovem conseguirá tomar uma decisão de forma mais consciente sobre quem ele é, qual a realidade em que está inserido e de acordo com seus sonhos para o futuro.

 Quem conduz a Orientação Profissional no Centro AMA?  

A Orientação Profissional é conduzida por Adamir Assis. Psicólogo, Especialização em Gestão de Pessoas e Mestrado em Inclusão. Experiência há mais de 15 anos com seleção, treinamento, gestão de carreira. Atualmente é Diretor Administrativo do Centro AMA, consultor em Gestão de Pessoas e Orientador Profissional.

Contato: 32 98855-4670.