Nossos serviços

Avaliação e reabilitação em Neuropsicologia

DSC_9722

Avaliação e reabilitação Neuropsicológica

Consiste no método de investigar as funções cognitivas e o comportamento. Trata-se da aplicação de técnicas de entrevistas, exames quantitativos e qualitativos das funções que compõem a Cognição abrangendo processos de Atenção, Percepção, Memória, Linguagem e Raciocínio. Ela auxilia no diagnóstico e no tratamento de diversos quadros, sendo capaz de identificar as funções comprometidas.

A avaliação é indicada em diversos casos: Diagnóstico de síndromes demenciais, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem, transtornos psiquiátricos (ex. Depressão, TOC, etc.), doenças neurológicas (ex. Epilepsia, etc.).

A reabilitação neuropsicológica pressupõe intervenções após o diagnóstico, correspondendo a um complexo conjunto de procedimentos e técnicas aplicados em busca de restabelecer as funções hipofuncionantes (de acordo com o quadro apresentado) e/ou a aquisição de novas habilidades, a fim de favorecer a autonomia da pessoa.

Psicologia Infantil

  • Avaliação do desenvolvimento infantil

Consiste na avaliação global do desenvolvimento infantil onde as habilidades da criança são verificadas: desenvolvimento motor, cognitivo, perceptivo, linguagem, dentre outros, podendo contribuir para um diagnóstico precoce de alterações ou atrasos no desenvolvimento.

 

  • Programa de reabilitação infantil

Visa proporcionar condições de desenvolvimento neuropsicomotor, de acordo com as potencialidades, às crianças com déficits. Para os casos de maior comprometimento físico e mental, visa a aquisição de hábitos de vida diária e autonomia. A família participa ativamente no processo de reabilitação, como agente estimulador da criança.

 

  • A Terapia Cognitivo-Comportamental 

A TCC é baseada em pesquisas científicas, tendo como foco o que mais aflige o paciente, e em grande parte esses problemas são pensamentos, sentimentos e comportamentos que estejam ocorrendo no dia a dia da pessoa.

Em muitos casos (como Transtornos do Neurodesenvolvimento, depressão, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros) a pessoa está tão tomada pelo problema que sofre várias alterações no seu dia a dia, necessitando uma intervenção mais rápida e ativa para retornar ao seu equilíbrio anterior.

Devido a melhora de muitas pessoas com o tratamento em TCC, é cada vez maior o número de profissionais de saúde que indicam pessoas para esta abordagem.

Solicite uma avaliação do seu caso e verifique de que forma você pode obter benefícios de uma das mais modernas e, eficazes, formas de psicoterapia existentes na atualidade.

Fonoaudiologia

Teenage girl (16-17) talking to therapist

O serviço de fonoaudiologia avalia e realiza diagnósticos de atrasos e transtornos da linguagem bem como atua na reabilitação.

Utilizando técnicas científicas e modernas, o paciente em tratamento rapidamente pode superar suas dificuldades.

Atrasos na fala e na linguagem podem comprometer o aprendizado escolar e trazer sérios prejuízos na vida social.

Cursos e Palestras

x (42)

O Centro AMA de Desenvolvimento oferece cursos nas áreas de Psicologia Cognitivo-Comportamental, Psicologia do Desenvolvimento, Psicomotricidade, Neuropsicologia e Neurociências. Possuímos parcerias com profissionais de diversas áreas (Medicina, Fonoaudiologia, Educação Física, Pedagogia, etc.) a fim de oferecer cursos com uma visão interdisciplinar.

Através da realização de palestras, o Centro AMA de Desenvolvimento visa compartilhar informações e conscientizar profissionais e pais sobre o desenvolvimento global da criança. Este é um trabalho social de retribuir à sociedade o conhecimento adquirido ao longo da nossa formação.

Caso você trabalhe em alguma instituição e tenha demanda para realização de palestras na sua instituição, entre em contato que verificaremos a disponibilidade de atendê-lo.

Abaixo alguns temas das palestras:

  • Sinais de alerta no desenvolvimento infantil
  • Aspectos comportamentais e cognitivos no autismo
  • A relevância do limite para o desenvolvimento da criança
  • Mitos e verdades sobre o TDAH
  •  Neuropsicologia dos Transtornos da Aprendizagem
  • Transtorno Opositor Desafiador – TOD
  • Diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem
  • A importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança
  • Escolha Profissional: um desafio na adolescência
  • Competências sóciomecionais

Escola de Esportes

Three children with sports equipment embracing, looking at camera and smiling

A Escolinha de Esportes objetiva ensinar diversos tipos de esportes para as crianças contribuindo para o seu desenvolvimento psicomotor e despertando o prazer pela atividade física.

São trabalhados os esportes de futsal, vôlei, handebol, basquete, atletismo, badminton e tênis.

Turmas com vagas limitadas, 3 horas semanais de atividades, professor qualificado, atenção ao desempenho de cada aluno são alguns dos diferenciais da Escolinha de Esportes.

Escola de Pais

9ace661def068334c2fc877849471b331

A orientação aos pais e responsáveis é de suma importância e visa expandir os benefícios alcançados em consultório a outros contextos. Entendemos que a família é parte fundamental no desenvolvimento pleno da criança e deve ser inserida integralmente neste processo. Todo o plano de intervenção é construído para que os resultados obtidos em terapia ultrapassem a porta do consultório e para que o paciente se torne o mais funcional possível dentro de suas potencialidades.

Os pais são orientados sobre o diagnóstico e prognóstico, participam do plano de desenvolvimento de cada paciente, recebem feedback constante sobre sua  evolução, têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e são instruídos acerca das condutas de vida diária.

Para que os papais estejam sempre informados, além das orientações feitas em consultório disponibilizamos:

- Informações sobre Desenvolvimento Infantil na Rádio Sucesso toda quarta-feira, às 11h30;

- Artigos no Barbacena Online a cada 15 dias;

- Cursos e Palestras;

- Rodas de conversa.

Acompanhamento Escolar

Young Boy Being Tutored by His Teacher

O acompanhamento escolar das crianças em atendimento clínico visa à adaptação da criança a fim de potencializar seu desempenho e favorecer o desenvolvimento global. É realizada orientação aos professores e à equipe escolar, adaptação do projeto pedagógico às necessidades individuais e realizado acompanhamento constante de sua evolução e desempenho, uma vez que a escola é parte importante do tratamento da criança e uma parceira em seu desenvolvimento.

Orientação Profissional

orientação-profissional

O que é Orientação Profissional?

A Orientação Profissional é um processo de ajuda, de caráter mediador e cooperativo, entre um profissional preparado teórica e tecnicamente e um sujeito ou grupo de sujeitos, que necessite de auxílio quanto à elaboração e consecução do seu projeto de vida profissional (autoconhecimento, interesses, conhecimento das profissões e do mercado de trabalho, valores e aspirações).

Como funciona o processo de “Orientação Profissional”?

São utilizadas técnicas diversificadas com o objetivo de buscar o autoconhecimento necessário para a escolha adequada. Propomos um processo de orientação profissional que permita o empoderamento do jovem na concretização de uma escolha profissional orientada em direção à realização e à felicidade.

No Centro AMA, o processo de Orientação não é centrado somente em testes. Embora úteis, procuramos ampliar a compreensão do jovem, utilizando técnicas modernas, validadas e diversificadas como: entrevista inicial com o estudante e/ou com os pais; testes psicológicos; textos sobre escolha profissional; exercícios e atividades para facilitar o autoconhecimento, identificação dos valores; pesquisa de campo sobre as profissões; e, ao final do processo, entrevista de devolutiva ao jovem e/ou à família.

O processo pode ocorrer de forma individual ou em grupo. Os dias e horários são previamente acordados com o jovem, de acordo com sua disponibilidade. Na modalidade individual são 10 encontros de 50 minutos, no decorrer de 2 meses. Já na modalidade em grupo são 10 encontros de 1 hora e 40 minutos, com 6 a 12 participantes, no decorrer de 3 meses.

Quais os principais resultados ao fazer a Orientação Profissional?

A ajuda profissional permite maior segurança diante de uma fase que é comum dúvidas diante de tantas opções. Ao final do processo de Orientação, o jovem conseguirá tomar uma decisão de forma mais consciente sobre quem ele é, qual a realidade em que está inserido e de acordo com seus sonhos para o futuro.

Quem conduz a Orientação Profissional no Centro AMA?  

A Orientação Profissional é conduzida por Adamir Assis. Psicólogo, Especialização em Gestão de Pessoas e Mestrado em Inclusão. Experiência há mais de 15 anos com seleção, treinamento, gestão de carreira. Atualmente é Diretor Administrativo do Centro AMA, consultor em Gestão de Pessoas e Orientador Profissional.

Contato: 32 98855-4670.

Consultoria e cursos empresariais

palestra

Oferecemos consultoria e serviços na área de Gestão de Pessoas: Seleção, Treinamento, Avaliação de Desempenho, Pesquisa de Clima, Assessment, Avaliação Psicológica, Orientação a gestores, Orientação sobre Carreira.

Portfólio de cursos e palestras empresariais:

– Assédio Moral

– Trabalho em Equipe

– Comunicação assertiva

– Feedback

– Autoconhecimento

– Como falar em público

– Motivação

– Liderança

– Mudança

– Inclusão de Pessoas com Deficiência

Contato: 32 98855-4670 – Adamir Assis.

Supervisão para Psicólogos e Estagiários

woman-working-home

A supervisão clinica é uma oportunidade para que o psicólogo possa enriquecer seu atendimento em psicoterapia através da troca de experiências com um profissional qualificado para tal.

A supervisão tira o psicólogo do isolamento ampliando suas possibilidades e capacitações. Oferece maior segurança e aperfeiçoamento  profissional, possibilitando maior ajuda a seus pacientes.

A supervisão constitui-se da oportunidade de sanar dúvidas sobre as técnicas terapêuticas indicadas para cada caso, refletir sobre o vínculo terapêutico com seus pacientes inclusive quanto ao impacto que cada paciente causa no psicólogo que o atende.

A Supervisão é destinada:

  • Psicólogos – Ajuda em momentos difíceis.
  • Estagiários em psicologia – Formação de psicólogo clínico.
  • Recém-formados em psicologia – Iniciação ao trabalho de psicoterapeuta.

Trabalhos realizados na supervisão:

  • Discussão de casos clínicos.
  • Feedback sobre o desempenho.
  • Exploração de novas hipóteses de conceitualização dos casos.
  • Treino de competências psicoterapêuticas.