Nossos serviços

Avaliação e reabilitação em Neuropsicologia

DSC_9722

Avaliação e reabilitação Neuropsicológica

Consiste no método de investigar as funções cognitivas e o comportamento. Trata-se da aplicação de técnicas de entrevistas, exames quantitativos e qualitativos das funções que compõem a Cognição abrangendo processos de Atenção, Percepção, Memória, Linguagem e Raciocínio. Ela auxilia no diagnóstico e no tratamento de diversos quadros, sendo capaz de identificar as funções comprometidas.

A avaliação é indicada em diversos casos: Diagnóstico de síndromes demenciais, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem, transtornos psiquiátricos (ex. Depressão, TOC, etc.), doenças neurológicas (ex. Epilepsia, etc.).

A reabilitação neuropsicológica pressupõe intervenções após o diagnóstico, correspondendo a um complexo conjunto de procedimentos e técnicas aplicados em busca de restabelecer as funções hipofuncionantes (de acordo com o quadro apresentado) e/ou a aquisição de novas habilidades, a fim de favorecer a autonomia da pessoa.

Psicologia Infantil

  • Avaliação do desenvolvimento infantil

Consiste na avaliação global do desenvolvimento infantil onde as habilidades da criança são verificadas: desenvolvimento motor, cognitivo, perceptivo, linguagem, dentre outros, podendo contribuir para um diagnóstico precoce de alterações ou atrasos no desenvolvimento.

 

  • Programa de reabilitação infantil

Visa proporcionar condições de desenvolvimento neuropsicomotor, de acordo com as potencialidades, às crianças com déficits. Para os casos de maior comprometimento físico e mental, visa a aquisição de hábitos de vida diária e autonomia. A família participa ativamente no processo de reabilitação, como agente estimulador da criança.

 

  • A Terapia Cognitivo-Comportamental 

A TCC é baseada em pesquisas científicas, tendo como foco o que mais aflige o paciente, e em grande parte esses problemas são pensamentos, sentimentos e comportamentos que estejam ocorrendo no dia a dia da pessoa.

Em muitos casos (como Transtornos do Neurodesenvolvimento, depressão, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros) a pessoa está tão tomada pelo problema que sofre várias alterações no seu dia a dia, necessitando uma intervenção mais rápida e ativa para retornar ao seu equilíbrio anterior.

Devido a melhora de muitas pessoas com o tratamento em TCC, é cada vez maior o número de profissionais de saúde que indicam pessoas para esta abordagem.

Solicite uma avaliação do seu caso e verifique de que forma você pode obter benefícios de uma das mais modernas e, eficazes, formas de psicoterapia existentes na atualidade.

Consultoria em RH

Sua empresa precisa melhorar os serviços de Recursos Humanos?

Oferecemos consultoria para Recrutamento e Seleção, treinamento, avaliação de desempenho, melhoria de clima organizacional, entre outros.

Cuidar das pessoas de sua empresa trará melhores resultados e mais lucro.

Conte com a nossa experiência!

Consultoria e cursos empresariais

palestra

Oferecemos consultoria e serviços na área de Gestão de Pessoas: Seleção, Treinamento, Avaliação de Desempenho, Pesquisa de Clima, Assessment, Avaliação Psicológica, Orientação a gestores, Orientação sobre Carreira.

Portfólio de cursos e palestras empresariais:

– Assédio Moral

– Trabalho em Equipe

– Comunicação assertiva

– Feedback

– Autoconhecimento

– Como falar em público

– Motivação

– Liderança

– Mudança

– Inclusão de Pessoas com Deficiência

Contato: 32 98855-4670 – Adamir Assis.

Orientação Profissional

orientação-profissional

O que é Orientação Profissional?

A Orientação Profissional é um processo de ajuda, de caráter mediador e cooperativo, entre um profissional preparado teórica e tecnicamente e um sujeito ou grupo de sujeitos, que necessite de auxílio quanto à elaboração e consecução do seu projeto de vida profissional (autoconhecimento, interesses, conhecimento das profissões e do mercado de trabalho, valores e aspirações).

Como funciona o processo de “Orientação Profissional”?

São utilizadas técnicas diversificadas com o objetivo de buscar o autoconhecimento necessário para a escolha adequada. Propomos um processo de orientação profissional que permita o empoderamento do jovem na concretização de uma escolha profissional orientada em direção à realização e à felicidade.

No Centro AMA, o processo de Orientação não é centrado somente em testes. Embora úteis, procuramos ampliar a compreensão do jovem, utilizando técnicas modernas, validadas e diversificadas como: entrevista inicial com o estudante e/ou com os pais; testes psicológicos; textos sobre escolha profissional; exercícios e atividades para facilitar o autoconhecimento, identificação dos valores; pesquisa de campo sobre as profissões; e, ao final do processo, entrevista de devolutiva ao jovem e/ou à família.

O processo pode ocorrer de forma individual ou em grupo. Os dias e horários são previamente acordados com o jovem, de acordo com sua disponibilidade. Na modalidade individual são 10 encontros de 50 minutos, no decorrer de 2 meses. Já na modalidade em grupo são 10 encontros de 1 hora e 40 minutos, com 6 a 12 participantes, no decorrer de 3 meses.

Quais os principais resultados ao fazer a Orientação Profissional?

A ajuda profissional permite maior segurança diante de uma fase que é comum dúvidas diante de tantas opções. Ao final do processo de Orientação, o jovem conseguirá tomar uma decisão de forma mais consciente sobre quem ele é, qual a realidade em que está inserido e de acordo com seus sonhos para o futuro.

Quem conduz a Orientação Profissional no Centro AMA?  

A Orientação Profissional é conduzida por Adamir Assis. Psicólogo, Especialização em Gestão de Pessoas e Mestrado em Inclusão. Experiência há mais de 15 anos com seleção, treinamento, gestão de carreira. Atualmente é Diretor Administrativo do Centro AMA, consultor em Gestão de Pessoas e Orientador Profissional.

Contato: 32 98855-4670.

Cursos e Palestras

x (42)

O Centro AMA de Desenvolvimento oferece cursos nas áreas de Psicologia Cognitivo-Comportamental, Psicologia do Desenvolvimento, Psicomotricidade, Neuropsicologia e Neurociências. Possuímos parcerias com profissionais de diversas áreas (Medicina, Fonoaudiologia, Educação Física, Pedagogia, etc.) a fim de oferecer cursos com uma visão interdisciplinar.

Através da realização de palestras, o Centro AMA de Desenvolvimento visa compartilhar informações e conscientizar profissionais e pais sobre o desenvolvimento global da criança. Este é um trabalho social de retribuir à sociedade o conhecimento adquirido ao longo da nossa formação.

Caso você trabalhe em alguma instituição e tenha demanda para realização de palestras na sua instituição, entre em contato que verificaremos a disponibilidade de atendê-lo.

Abaixo alguns temas das palestras:

  • Sinais de alerta no desenvolvimento infantil
  • Aspectos comportamentais e cognitivos no autismo
  • A relevância do limite para o desenvolvimento da criança
  • Mitos e verdades sobre o TDAH
  •  Neuropsicologia dos Transtornos da Aprendizagem
  • Transtorno Opositor Desafiador – TOD
  • Diferença entre dificuldade e transtorno de aprendizagem
  • A importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança
  • Escolha Profissional: um desafio na adolescência
  • Competências sóciomecionais

Fonoaudiologia

Teenage girl (16-17) talking to therapist

O serviço de fonoaudiologia avalia e realiza diagnósticos de atrasos e transtornos da linguagem bem como atua na reabilitação.

Utilizando técnicas científicas e modernas, o paciente em tratamento rapidamente pode superar suas dificuldades.

Atrasos na fala e na linguagem podem comprometer o aprendizado escolar e trazer sérios prejuízos na vida social.

A terapia ocupacional utiliza tecnologias e atividades diversas para promover a autonomia de indivíduos com dificuldade de integrar-se à vida social em razão de problemas físicos, mentais ou emocionais. Elabora planos de reabilitação e adaptação, buscando desenvolver no paciente autoconfiança.

Acompanhamento Escolar

Young Boy Being Tutored by His Teacher

O acompanhamento escolar das crianças em atendimento clínico visa à adaptação da criança a fim de potencializar seu desempenho e favorecer o desenvolvimento global. É realizada orientação aos professores e à equipe escolar, adaptação do projeto pedagógico às necessidades individuais e realizado acompanhamento constante de sua evolução e desempenho, uma vez que a escola é parte importante do tratamento da criança e uma parceira em seu desenvolvimento.

Escola de Pais

9ace661def068334c2fc877849471b331

A orientação aos pais e responsáveis é de suma importância e visa expandir os benefícios alcançados em consultório a outros contextos. Entendemos que a família é parte fundamental no desenvolvimento pleno da criança e deve ser inserida integralmente neste processo. Todo o plano de intervenção é construído para que os resultados obtidos em terapia ultrapassem a porta do consultório e para que o paciente se torne o mais funcional possível dentro de suas potencialidades.

Os pais são orientados sobre o diagnóstico e prognóstico, participam do plano de desenvolvimento de cada paciente, recebem feedback constante sobre sua  evolução, têm a oportunidade de esclarecer dúvidas e são instruídos acerca das condutas de vida diária.

Para que os papais estejam sempre informados, além das orientações feitas em consultório disponibilizamos:

- Informações sobre Desenvolvimento Infantil na Rádio Sucesso toda quarta-feira, às 11h30;

- Artigos no Barbacena Online a cada 15 dias;

- Cursos e Palestras;

- Rodas de conversa.

Supervisão para Psicólogos e Estagiários

woman-working-home

A supervisão clinica é uma oportunidade para que o psicólogo possa enriquecer seu atendimento em psicoterapia através da troca de experiências com um profissional qualificado para tal.

A supervisão tira o psicólogo do isolamento ampliando suas possibilidades e capacitações. Oferece maior segurança e aperfeiçoamento  profissional, possibilitando maior ajuda a seus pacientes.

A supervisão constitui-se da oportunidade de sanar dúvidas sobre as técnicas terapêuticas indicadas para cada caso, refletir sobre o vínculo terapêutico com seus pacientes inclusive quanto ao impacto que cada paciente causa no psicólogo que o atende.

A Supervisão é destinada:

  • Psicólogos – Ajuda em momentos difíceis.
  • Estagiários em psicologia – Formação de psicólogo clínico.
  • Recém-formados em psicologia – Iniciação ao trabalho de psicoterapeuta.

Trabalhos realizados na supervisão:

  • Discussão de casos clínicos.
  • Feedback sobre o desempenho.
  • Exploração de novas hipóteses de conceitualização dos casos.
  • Treino de competências psicoterapêuticas.