O que é Terapia Cognitivo - Comportamental (TCC)?

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem psicoterapêutica que foca em mudar pensamentos disfuncionais e comportamentos, tratando diversos transtornos.

O que é Terapia Cognitivo - Comportamental (TCC) - Centro AMA Desenvolvimento

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é  uma linha de psicoterapia breve que envolve um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento e, consequentemente, comportamento. Seu modelo cientificamente fundamentado apresenta eficácia comprovada através de estudos científicos.

O modelo da terapia cognitiva baseia-se na visão de que estados estressantes como depressão, ansiedade e raiva frequentemente são mantidos ou exacerbados por maneiras de pensar exageradas ou tendenciosas.

O papel do terapeuta é ajudar o paciente a reconhecer seu estilo idiossincrático (peculiar e pessoal) de pensamento e a modificá-lo pela aplicação da evidência e da lógica. A primeira coisa que o terapeuta faz é encorajar seus pacientes a entenderem seus problemas para, em seguida, identificar novas formas de enfrentá-los.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) reinterpreta os elementos que geram emoção negativa. Tem como princípio básico a proposição de que não é uma situação que determina as emoções e comportamentos de um indivíduo, mas sim suas cognições ou interpretações a respeito dessa situação, as quais refletem formas idiossincráticas de processar informação.

Com base nesse princípio e na hipótese de primazia das cognições, a TCC busca a reestruturação do pensamento do paciente e de seus problemas, sendo que o processo refere-se à reformulação do sistema de esquemas e crenças do paciente através da intervenção clínica que, entre outras técnicas, utiliza-se do questionamento socrático a fim de desafiar esquemas e crenças disfuncionais, os quais, ao longo do desenvolvimento do paciente, tornaram-se rígidos e supergeneralizados.

Além disso, o tempo curto e limitado lhe confere a posição de abordagem de escolha em vários países, onde se trabalha a criação de estratégias para lidar com o sofrimento.

Na TCC, cinco pontos são determinantes no processo psicoterápico:

  • O ambiente/a situação onde ocorre o problema (em casa, no trabalho, etc.);
  • O Pensamento/o sentimento gerados (não sirvo para nada; sou um fracasso, etc.);
  • Estado de humor/emoção (tristeza; irritabilidade; culpa; pânico, etc.);
  • Reação/resposta física à situação estressante (suor; fadiga; insônia; taquicardia, etc.);
  • Comportamento gerado em resposta ao estresse (evita os amigos; não viaja etc.).

Na TCC, seus sentimentos são consequências de seus pensamentos

Sempre que se experimenta um estado de humor existe um pensamento relacionado a ele que ajuda a definir este humor.

É importante que se identifique o que está pensando, porque isso nos leva às crenças envolvidas no processo. Diferentes crenças levam a estados de humor diferentes: Se perder um emprego, para uns pode ser significado de fracasso, para outros significa uma oportunidade de arrumar um emprego melhor.

Então o pensamento positivo é a solução?

Absolutamente. Se tentarmos ter apenas pensamentos positivos podemos não perceber sinais importantes de disfunção cognitiva. A TCC propõe olhar a situação-problema sob várias perspectivas, positivas, negativas e neutras para levar a pessoa a novas conclusões e soluções que sejam realmente efetivas.

A solução é elaborar pensamentos alternativos, ou seja, flexibilizar o pensamento. Um pensamento alternativo surge de uma visão aumentada de si mesmo ou da situação na qual você se encontra. Ele é frequentemente mais positivo que o pensamento automático, mas não é a mera substituição por um pensamento positivo, pois o mero pensamento positivo tende a ignorar as informações negativas.

Com informações adicionais ou um ponto de vista ampliado a sua percepção mudará e em consequência você terá novos sentimentos e comportamentos.

Terapia Cognitiva Comportamental e algumas de suas técnicas:

  • Registro de pensamentos disfuncionais e reestruturação cognitiva.
  • Construção de hierarquias conforme intensidade da ansiedade ou depressão (Escala SUDS).
  • Dessensibilização sistemática.
  • Exposição aos estímulos externos.
  • Exposição assistida.
  • Exposição ao vivo.
  • Métodos para reduzir a ansiedade.
  • Reestruturação cognitiva.
  • Superação da evitação.
  • Abordagem gradual do estimulo temido.
  • Terapia focada nos esquemas.
  • Revisão dos pensamentos negativos através das informações de vida.
    Dentre outras.

Benefícios da Terapia Cognitiva Comportamental

Terapia Cognitivo-Comportamental é uma forma de terapia objetiva, calcada em pesquisas científicas, que procura tratar os sintomas de maneira direta e eficaz, com ênfase no presente. Isto não quer dizer que não sejam tratados aspectos emocionais passados, mas sim que, inicialmente, o foco da terapia é o que mais aflige o paciente, e em grande parte esses problemas são pensamentos, sentimentos e comportamentos que estejam ocorrendo no dia a dia da pessoa.

Em muitos casos (como depressão, transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, entre outros) a pessoa está tão tomada pelo problema que sofre várias alterações no seu dia a dia, necessitando de uma intervenção mais rápida e ativa para retornar ao seu equilíbrio anterior.

O terapeuta cognitivo-comportamental trabalha em conjunto com o cliente, aplicando e ensinando uma série de técnicas para que a pessoa possa se sentir melhor, ao mesmo tempo em que adquire autoconhecimento. Os psicólogos cognitivo-comportamentais realizam periodicamente estudos científicos para comprovar a eficácia de suas ações. Devido ao índice de sucesso desses estudos e, principalmente, da melhora de muitas pessoas com o tratamento, é cada vez maior o número de profissionais de saúde que indicam pessoas para esta abordagem.

Os médicos cada vez mais reconhecem a importância da TCC e indicam seus pacientes para este tipo de tratamento. Existem, inclusive, vários relatos de pessoas que já fizeram outras formas de psicoterapia, mas que, somente com a TCC, conseguiram sucesso em relação às suas dificuldades.

A TCC pode ser utilizada em pessoas de todas as faixas etárias. Se você possui dúvidas em relação à Terapia Cognitivo-Comportamental, procure um profissional da área. Solicite uma avaliação do seu caso e verifique de que forma você pode obter benefícios de uma das mais modernas e, eficazes, formas de psicoterapia existentes na atualidade.

Valeska Magierek – Neuropsicóloga, Diretora Clínica do Centro AMA.

Compartilhe

O que é Terapia Cognitivo - Comportamental (TCC)?

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Continue explorando nosso portal

Você pode gostar dessas outras notícias

Saúde Mental: Uma questão para além de Janeiro

De todos os compromissos para o ano que se inicia, que possamos assumir o do cuidado com nós mesmos e com o outro!

Invisibilidade do Cuidado Feminino

Quem arrumou sua cama hoje? Quem preparou seu café da manhã? Quem lavou e passou as suas roupas que estão no armário? Quem cuidará de seu filho hoje na creche? Quem pa...

O que é Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout é um esgotamento emocional causado por estresse crônico no trabalho, levando a exaustão, desinteresse e redução de desempenho.

Primeiro Emprego: Como Fazer Esta Conquista?

Conseguir o primeiro emprego envolve preparação, como elaborar um bom currículo, buscar oportunidades, desenvolver habilidades e demonstrar entusiasmo.

Prevenção Ao Assédio Moral

A prevenção ao assédio moral envolve políticas, conscientização e a criação de um ambiente de trabalho respeitoso, evitando humilhações e abusos.

Escolha Profissional Na Adolescência

A escolha profissional na adolescência é um processo complexo que envolve interesses, habilidades e valores, influenciando o futuro acadêmico e de carreira.

Centro AMA Desenvolvimento
Atendimento de Segunda à Sexta, das 8h às 18hs.
Copyright © 2023
Centro AMA Desenvolvimento
Atendimento de Segunda à Sexta, das 8h às 18hs.
Copyright © 2023
Atendimento por WhatsApp
Solicitar Orçamento
Atendimento de Segunda à Sexta, das 8h às 18hs.
Atendimento por WhatsApp
Gestão de Pessoas
Atendimento de Segunda à Sexta, das 8h às 18hs.
Atendimento por WhatsApp
Solicitar Orçamento
Atendimento de Segunda à Sexta, das 8h às 18hs.
Atendimento por WhatsApp
Gestão de Pessoas
Atendimento de Segunda à Sexta, das 8h às 18hs.

Centro AMA Desenvolvimento

Copyright © 2023

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade